quinta-feira, 20 de março de 2014

LÁZARO, MARTA E MARIA - TRÊS NÍVEIS DE RELACIONAMENTO



“Então Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo”.

(Jo 12.3)

 

João no capitulo 12 do seu evangelho relata que após a ressurreição de Lázaro, este e suas irmãs Marta e Maria receberam Jesus para cear com eles; provavelmente um gesto de gratidão pelo milagre que Ele realizou.

 

Os três O conheciam e eram seus amigos, entretanto, cada um possuía uma maneira bem peculiar de se relacionar com O Senhor. Marta, Maria e Lázaro representam os três níveis de comunhão que as pessoas podem ter com Cristo.

 

O texto relata que Lázaro estava simplesmente à mesa com Jesus. Desfrutava comodamente da Sua companhia, de Suas bênçãos, da paz, do conforto e alegria que Ele transmitia. Lázaro era, portanto, um consumidor. E são muitos os cristãos que se encontram nessa mesma posição. Almejam o que O Senhor pode dar; querem Suas bênçãos, seu milagres, mas, não se interessam por crescer na fé.

 

Marta, por sua vez, era uma mulher ativa, sempre envolvida nos afazeres para agradar o Amigo. O fato, porém, de Maria não ajudá-la e estar sentada aos pés do Mestre para ouví-Lo a incomodava ao ponto de reclamar com Jesus. Ele, entretanto, chamou-lhe a atenção para que ela não se esquecesse do mais importante: buscar intimidade com o Pai e ouvir a Sua Palavra.

 

Maria, por sua vez, não deixava que nada a impedisse de usufruir da comunhão com Cristo para ouvir os Seus ensinamentos. E recebeu do Senhor Jesus a confirmação de que ela escolheu a melhor parte. Ela também não permaneceu apática. As Palavras que ouvia falaram fortes em seu coração. O ato de ungir os pés de Jesus foi um lindo gesto de amor e devoção, pois o perfume que ofereceu era a coisa mais cara e valiosa que possuía. Sua fé e seu amor profundo ao Senhor nos dão o melhor exemplo do que Deus deseja de nós crentes em Cristo: receber a maravilhosa dádiva da Palavra de Jesus e oferecer-Lhe o melhor que temos. Deus espera que aprendamos que a fé cristã consiste primeiramente em servir a Cristo; que o amor e o afeto são os aspectos mais valiosos do nosso relacionamento com Ele. E foi exatamente por isso que Jesus declarou que aquele gesto de amor seria mencionado onde quer que o Evangelho fosse pregado. (Mt 26.13)