segunda-feira, 23 de julho de 2012

TENDO A FÉ DE CALEBE E JOSUÈ



“Se O Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. ( Nm 14.8)

 

É impressionante como as pessoas dotadas de descrenças e críticas e por isso veem apenas o lado negativo das situações, conseguem fazer mais adeptos do que aquelas cheias de fé e confiança nas coisas positivas. A história dos doze espias é um clássico exemplo disso. Josué e Calebe concordaram com o relatório dos dez espias de que a terra era boa e frutífera, e em momento algum, negaram que as dificuldades poderiam surgir. Mas, resistiram bravamente à opinião majoritária dos espias de que o povo era forte demais para ser conquistado, ainda que, arriscando suas próprias vidas.

 

Qual seria, portanto, o segredo da fé e do destemor desses dois homens? Tinham como base um firme compromisso com Deus e a plena confiança nas Suas promessas a Israel. Jamais duvidaram da intenção e da capacidade do Senhor em levá-los à terra prometida. Estavam convictos de que as promessas de Deus independiam das circunstâncias externas.

 

Muitas vezes o que vemos nos bastidores pode nos deixar temerosos, todavia, esse evento crucial na viagem de Israel no deserto, nos ensina a termos a fé de Josué e Calebe; a contarmos sempre com a graça do Senhor e nunca permitir que a opinião da maioria, até mesmo da igreja esteja sempre certa. Nossa postura, como crentes em Jesus Cristo, é permanecermos firmes à base da Palavra de Deus, mesmo que, a maioria esteja contra nós.

 

“... retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais.” (Nm 14.9)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

FÉRIAS DE NÓS MESMOS


Às vezes sentimos o desejo de tirar férias de nós mesmos. Na realidade, o que queremos é tirar férias das situações que nos rodeiam: os problemas, as incertezas, as pressões de outros e até mesmo de nossa rotina, da mesmice do dia a dia.
 

Davi era um jovem que apascentava as ovelhas e parecia estar muito a vontade com essa vida serena, mas, que mudou radicalmente quando Deus o ungiu rei de Israel. Tal ascensão faria qualquer pessoa sentir-se extremamente feliz. Essa dádiva, entretanto, foi permeada de desafios e responsabilidades, de maneira que, em determinado momento Davi afirmou: “Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria, e estaria em descanso” (Sl 55.6)

Ele não desejou de modo algum voltar a ser um pastor, queria mesmo era poder se transformar em uma ave graciosa, sem nenhuma glória, mas que poderia voar para bem distante de tudo que o angustiava


É difícil mudar tudo aquilo que construímos no decorrer de nossa vida por pensamentos, palavras, atitudes e muitas vezes chegamos à conclusão de que não temos mais saída.

É bem provável que não possamos sair de nós mesmos ou mudar nossa realidade, e só encontraremos paz para a nossa mente e espírito se uma pessoa mais poderosa que nós tomar conta daquilo que nos angustia.

Para nossa felicidade O Senhor tem uma proposta: (“Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus planos serão estabelecidos.” Pv 16.3

E se você sente o desejo de dar “um tempo” em você mesmo, saiba que Deus pode e quer mudar sua vida, de tal modo, que tudo que você vive hoje será melhor que quaisquer férias.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

FÉ E OBEDIÊNCIA


´´Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai. E peleja contra Amaleque... Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque´´(Ex 17:9-10)

 

Quando lemos o capítulo 17 do Livro de Êxodo vemos claramente que a intercessão de Moisés por Josué enquanto este estava à frente da batalha, foi importante para que os amalequitas fossem derrotados. Mas, ao fazermos uma análise mais detalhada percebemos algo que também foi imprescindível à vitória: A obediência de Josué! Ao receber as ordens de Moisés Josué não fez nenhum questionamento, não deu sugestões, não demonstrou nenhum receio ou dúvida, simplesmente´´Fez Josué como lhe dissera´´.

 

Nós provavelmente teríamos muito mais vitórias em Cristo Jesus se tivéssemos esse mesmo sentimento. Se não interrogássemos tanto e correspondêssemos mais ao que Deus nos pede certamente as coisas seriam melhores. Quantas dificuldades atraímos para nossa vida porque insistimos em desobedecer ao Senhor! Muitos conflitos seriam vencidos se lutássemos mais contra a nossa natureza rebelde – proveniente de Adão – Falhamos na fé por causa da desobediência.

 

Josué se levanta como um exemplo de homem de fé e obediência em quem devemos nos espelhar. A Bíblia registra: ´´Fez Josué como Moisés lhe dissera´´. Um coração obediente ao Senhor cooperará para que os acontecimentos mudem para melhor. Deus almeja que a nossa disposição em obedecê-Lo seja renovada todos os dias. Fé e obediência andam juntas. A verdadeira fé inclui obediência irrestrita a Jesus Cristo.