terça-feira, 29 de maio de 2012

NÃO JULGUEIS!


E por que reparas tu no argueiro que esta no olho do teu irmão e não vês a trave que esta no teu olho? (Mt 7.3)

 

Geralmente nossas atitudes em relação ao outro são frutos de sentimentos de antipatia ou simpatia. Encantamos-nos por alguns e outros não ganham a nossa aprovação. A aversão chega a crescer de tal maneira, que muitas vezes passamos a julgar o nosso irmão tendo como base o seu comportamento, a sua imagem, a sua aparência enfim. Entretanto, a Bíblia nos diz que ‘’o homem vê o exterior, porém, o Senhor, vê o coração’’ (I Sm 16.7). E é a partir dessa afirmação que o próprio Jesus nos exorta: ‘’Não julgueis!’’ (Mt 7.1)

 

  A Escritura Sagrada nos ensina sobre a necessidade de buscarmos discernimento para avaliar o caráter das pessoas, mas, condena o hábito de criticar (para condenar), uma vez que somos seres falhos e imperfeitos. O apóstolo Paulo vai mais além: ‘’Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor; o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações’’ ( I Co 4.5).

 

Cristo voltará e com Sua autoridade revelará com precisão a vida interior de cada pessoa. Trará à luz os verdadeiros pensamentos, motivos e até o que estiver oculto no cantinho mais profundo do nosso coração. Isso será suficiente e seria ousadia de nossa parte, pensar que podemos dar alguma contribuição. Julgamos segundo a aparência, daí estarmos propensos a errar.

 

Deus é O Justo Juiz! Seus parâmetros diferem dos nossos. Não julgará pelo que vê, nem repreenderá pelo que ouve. O Senhor olha o coração. Esse é o Seu principio. Tudo esta nu e patente diante dEle; Seus olhos são como chamas de fogo que perscrutam tudo. O rei Davi reconheceu isso ao afirmar: ‘’Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações’’ (ISm 29.17).

 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ (Lc 17.32)


Certamente ‘’O Senhor não vê como vê o homem’’ (1Sm 17.7). Ló ergueu os olhos e viu apenas a campina bem regada de Sodoma. Deus, por sua vez, via os habitantes como ‘’grandes pecadores’’ que eram ( Gn 13.13).

 

Deus foi totalmente excluído da vida diária daquele povo. Eles queriam viver plenamente e de qualquer maneira; a realização do prazer era perseguida a qualquer custo. Mas, o salário do pecado é a morte afirma o apóstolo Paulo. A imoralidade e a devassidão os levaram a um nível tão profundo, que Deus estabeleceu ali o ponto mais baixo de toda a terra e o encheu de água salgada e inerte – O Mar Morto- ‘’Ele converteu... terra frutífera, em deserto salgado, por causa da maldade de seus habitantes’’ ( Sl 107:33-34). Os evolucionistas asseguram que esse processo de salinização levou milhões de anos(!!!). A Bíblia, porém, nos garante que Ló e Abraão  foram testemunhas dessa catástrofe.

 

Hoje, muitos nutrem uma simpatia pelo cristianismo, mas, a exortação é muito clara: Não nos esqueçamos da estátua de sal! A mulher de Ló fugiu da cidade amaldiçoada, todavia, o seu coração permaneceu preso aos prazeres de Sodoma. As escrituras declaram que ‘’onde estiver o nosso tesouro, ali estará o nosso coração’’, e que ‘’a amizade com o mundo nos torna inimigos de Deus’’. Abraão viu ao longe a fumaça que pairava sobre Sodoma e Gomorra e permaneceu a uma distância segura de lá.

 

A degeneração corre desenfreada em nossos dias. Há muita fumaça, muita devassidão nesta sociedade corrompida. Que nos espelhemos em Abraão,e sejamos mais que meros simpatizantes de Cristo dando passos concretos em relação a Ele. Só assim seremos fortes o suficiente, e, diferente da mulher de Ló, não olharemos para trás saudosos da aparente beleza e prazeres deste mundo.

 

‘’E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente’’ (Rm 12.2)

terça-feira, 15 de maio de 2012

APROXIMEMO-NOS


‘’Aproximemo-nos com um sincero coração, em plena certeza de fé; tendo o coração purificado de má consciência, e o corpo lavado com água pura, ’’ (Hb 10.22)

 

Durante Seu breve ministério, Jesus teve encontros marcantes. Dentre eles, O Evangelho de Lucas destaca o de uma mulher que durante doze anos sofria de um mal incurável. Possivelmente passou horas e horas nas salas de espera de inúmeros médicos-inutilmente- Tudo que possuía foi gasto com tratamentos que não lhe trouxeram a cura. Mas, certo dia ela saiu de casa decidida a aproximar-se do Senhor Jesus e tocá-LO ‘’veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo lhe estancou a hemorragia’’ (Lc 8.44). A certeza, o passo de fé dessa mulher atraiu para si cura plena e imediata.

 

O convite que a Bíblia nos faz é simples: ‘’aproximemo-nos... em plena certeza de fé’’. Tudo que precisamos para ter acesso a Cristo Jesus é de Fé. Somente o olhar – com Fé - nos levará à Sua presnça.

 

Não há nada que nos impeça de chegar a Deus. Não existem salas de espera nos torturando com dúvidas e incertezas. Ele sempre tem tempo para nós! Basta tão somente abrirmos o trinco da porta com fé e seremos dominados por Sua maravilhosa graça. O Senhor nos ajudará, nos curará, e de uma maneira que nos servirá até a eternidade: curando a alma e o espírito. 

 

 

 

 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SUA MÃE É UMA PESSOA

As mães sofrem de um estigma que lhes é elogioso, mas que também é, por outro lado, desvantajoso: o conceito de que é protetora, o colo amigo, aquela que nos aceita sempre, em qualquer situação.

E aí ela passa a ser - para os filhos - a super mulher, alguém que não pode ser fragilizado, pois, afinal, como poderíamos tirar as colunas de uma casa e, ainda assim, mantê-la de pé?

A partir daí, marcamos um dia específico, onde o comércio tem o segundo maior faturamento do ano. Compramos uma lembrança, mandamos uma cesta, fazemos uma visita e, missão cumprida.

Isso poderia ter validade para a comemoração da Independência da Pátria, ou para acertar contas pendentes, mas de nada vale para uma MÃE.

Pois afirmo que nossas mães são PESSOAS, que se cansam, envelhecem, ficam tristes, aqui e acolá choram e sentem dores, e precisam de apoio e carinho tanto quanto seus filhos, porque também filhas de alguém.

Utilize este segundo domingo de maio para marcar uma nova etapa de relacionamento com sua mãe, que certamente é uma mulher mais valiosa que qualquer outro tesouro material.

E um viva para TODAS as mães! Parábens!

"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva."   (Pv 31:1-31)


Mensagem extraída do site www.pastorelcio.com



quarta-feira, 9 de maio de 2012

APRENDEI DE MIM


‘’Tomai sobre vós o meu jugo e, aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma’’(Mt 11.29)

Somos seres sujeitos a um constante aprendizado, mas, como discípulos de Cristo não podemos nos esquecer que Ele é o nosso Mestre e o nosso Maior exemplo. É bem próximo à fonte que beberemos a água mais pura. A Bíblia esta repleta de homens exemplares, no entanto, é em Jesus que devemos buscar conhecimento e sabedoria, pois só assim evitaremos o espírito de divisão e facção que assola a igreja do Senhor e sobre o qual o apóstolo Paulo nos alertou. Quantas atrocidades, divisões, brigas e guerras o Cristianismos poderia ter evitado se tão somente tivesse obedecido mais ao Mestre que aos seus alunos!

 

‘’Aprendei de mim... ’’ Eis o convite que Nosso Senhor e Deus nos faz! Temos muitos problemas e fardos para carregar; e uma variedade de caminhos que nos levam à solução, mas, apenas Jesus tem poder de trazer paz interior trazendo consigo um outro fardo: O jugo do Senhor Jesus Cristo. Isso nos parece meio irracional, por isso são muitos os que partem em busca de uma solução alternativa. Usa-se um jugo para unir e repartir um fardo e notamos aqui Jesus se oferecendo para dividir o jugo conosco. Ele carrega o jugo e o torna mais leve.

 

É necessário sermos cuidadosos e andarmos no mesmo compasso do Mestre Jesus, de modo que o jugo não aperte e nos machuque. É mantendo o nosso passo em harmonia com o dEle, que em meio às dificuldades, usufruiremos da ‘’paz que excede todo o entendimento’’(Fl 4.7)

 

 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

LANÇAI SOBRE ELE


‘’Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu’’ ( 2 Rs 4.2)

O filho único da sunamita, profetizado por Elizeu, veio a falecer. Que golpe tremendo! Entretanto, em face de um momento triste e doloroso, essa mulher faz algo que nos impressiona: pega o seu filho, leva-o para o quarto que reservara para o profeta e o deita na cama. Que lição maravilhosa aprendemos aqui! A mulher de Sunem não colocou seu filho num lugar qualquer, mas ‘’o deitou sobre a cama do homem de Deus’’. Depositou ali o seu ‘’fardo’’ e calmamente fechou a porta e saiu. É exatamente assim que precisamos agir quando temos nas mãos um fardo cujo peso nos sufoca e nos faz perder a direção: devemos depositá-lo diante do Senhor!

 

‘’Façamo-lhe, pois, em cima, um pequeno quarto, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama...; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali’’ (2Rs 4.10). Eis o mistério daquela mulher! Havia um lugar especial para o homem de Deus na sua casa. O segredo para ficarmos livres das nossas cargas, consiste em reservarmos um lugar especial na nossa vida, no nosso coração para Jesus. Quando o Senhor tem primazia em nossa vida e Lhe damos a honra que Lhe é devida poderemos descansar, confiantes na proposta que Pedro nos faz: ‘’Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós’’ ( I Pe 5.7)

 

 

 

terça-feira, 1 de maio de 2012

DIANTE DO TRONO DA GRAÇA


‘’Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma’’( I Rs 19.4)

 

Essas palavras foram ditas por Elias, quando sozinho no deserto, assentado sob um zimbro, o cansaço e a amargura lhe trouxeram o desânimo e a depressão. Quantos de nós, ao longo de nossa existência, nos sentimos abatidos, exaustos, completamente sem forças? O próprio Davi ‘’muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura... porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.’’ (I Sm 30.6). Mas, de que modo podemos nos reanimar no Senhor? O salmista nos dá a resposta: ‘’até que entrei no santuário de Deus’’ (Sl 37.17). É nos prostrando diante do Trono da Graça, que podemos derramar nossas lágrimas e encontrar poder, força e sabedoria para curar as nossas fraquezas. É no santuário do Altíssimo que acharemos o socorro de que necessitamos, pois Ele mesmo nos diz: ‘’Alegrar-me-ei por causa deles e lhes farei bem’’(Jr 32.41)

 

O profeta Isaías diz:’’Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor’’(Is 40.29). Que promessa confortadora! E sabemos que não são Palavras vazias, pois quem as proferiu foi o próprio DEUS! O Apóstolo Paulo, certa vez, em grande angústia, ouviu do Senhor: ‘’A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza’’ (2Co 12.9). Cada um de nós poderá vivenciar essa maravilhosa experiência, quando somente Deus, for a Fonte de onde extrairemos a força e o poder indispensável à nossa vitória.

‘’Sinto-me na força do Senhor Deus; e rememoro a tua justiça, a tua somente’’ (Sl 71.16)