segunda-feira, 23 de abril de 2012

FORÇA E CORAGEM


Uma vida isenta de decepções, frustrações e desilusões é praticamente nula. Mas, ainda que as decepções teimem em rondar o nosso dia a dia, é necessário lutarmos para que elas não roubem de nós a força e a coragem, colocando em seu lugar sentimentos de incapacidade ou a sensação de que Deus não se importa conosco; atitudes que nos levam a desistir e achar que jamais conseguiremos vencê-las. O que fazer então, quando o desânimo nos atinge trazendo consigo o desencorajamento?

 

A Bíblia relata que após a morte de Moisés, Josué recebeu a incumbência de liderar o povo de Israel e conduzi-lo à terra prometida. Ao deparar-se diante do Rio Jordão ele sentiu medo e começou a perder a coragem. Canaã, a terra que manava leite e mel, também era habitada por temíveis gigantes, dispostos a impedirem sua conquista. Mas, o tempo de tomarem posse da promessa havia chegado!

 

Há momentos em nossa vida, que assim como Josué, precisamos tomar o lugar de ‘’Moisés’’ e enfrentar os inimigos, que tentam a qualquer custo nos desencorajar, nos impedindo de tomar posse da graça que O senhor nos concedeu. Ficamos frente a frente com um rio de impossibilidades, nossos joelhos tremem e nos falta firmeza para atravessar as correntes bravias. Sem forças, deixamos de olhar para Deus e nos permitimos sermos fracos na adversidade. 

 

Não sabemos se Josué sentiu os joelhos ficarem trêmulos, mas, a Bíblia registra que Deus lhe encorajou: ‘’...Como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso’’. Força e coragem foram determinantes para Josué e Israel alcançarem a promessa divina.

 

Tomar a decisão de sermos fortes e corajosos, eis a recomendação do Deus de Josué para nós hoje! Crer e praticar a Sua Palavra proverá diante de cada dificuldade a força e a coragem para caminharmos ruma à vitória.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ORAÇÃO - A ARMA DA IGREJA


‘’Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João . E vendo que isso agradara os judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos. ’’
(At 12: 1-30)

Enquanto Herodes maltratava os crentes fieis, chegando até mesmo a matar alguns, o povo aplaudia. Parecia que as hostes do maligno pretendiam sufocar a igreja do Senhor, exterminando os seus lideres, quando a igreja apenas começava e era tão pequena. Entretanto, Jesus prometera que as portas do inferno não prevaleceriam sobre a Sua igreja.

Herodes mantinha Pedro na prisão. Ele estava preso pelo simples fato de ter entregado sua vida ao Senhor e aguardava a sua execução. A igreja era destituída de qualquer poder humano; não possuía nenhuma influência política para libertar Pedro; não havia como socorrê-lo. Todavia, a igreja primitiva sabia do poder que a oração possuía e por isso o texto traz uma declaração forte para que a igreja ore: “mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele’’.

Até quando a igreja devia orar por Pedro? Até ser solto? Até ele ser executado? O texto nos diz que ela tomou seu espaço na brecha e de um modo intenso e contínuo oraram pela situação de Pedro. A oração deles não demorou a ser atendida.

A arma que a igreja possui não são os conchavos políticos, não são as influências junto aos poderosos. Sua força não é humana, não é um relacionamento com “Herodes”, mas, é um relacionamento com Deus e a igreja só podia orar. Oração funciona, traz resultados.

Deus é Fiel e responde às nossas orações.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

OLHOS PARA VER


“Orou Eliseu e disse: - Peço-te que abres os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em volta de Eliseu. ( 2Rs 6.17)

Dois homens no mesmo lugar, olhando para uma mesma coisa. Geasi , servo de Elizeu, enxergava um poderoso exército de inimigos em volta da cidade pronto para atacar, Elizeu, porém, olhava para o mesmo exército e via DEUS à frente derrotando os seus adversários. Ele via além dos problemas!

Muitos se encontram como Geasi.  Só conseguem ver problemas, dificuldades, enfermidades, portas fechadas, derrotas e confusões. São incapazes de ver além das circunstâncias. Não tomam posse da recomendação de Paulo "o justo não viverá por vista, mas por FÉ"; atraindo para si o desânimo, a tristeza, depressão e sentimentos de fracasso. Não têm a capacidade de ver o agir de Deus em suas vidas, não lembram que O Senhor dos exércitos ‘’trabalha em favor daqueles que nEle esperam’’ (Is 64.4).

É necessário fixar os nossos olhos em tudo que Jesus conquistou para nós ao dar Sua vida na Cruz do Calvário. Ele quer nos dar visão de empreendedor, de sucesso, de vitória. Deus deseja que os planos que Ele confiou a nós gerem provisão para nossas vidas. Satanás já foi vencido e O Senhor fará o mesmo que fez na vida do servo de Elizeu, se tão somente buscarmos a visão de Deus, visão de águia que vê acima das tormentas.

Geasi viu apenas dificuldade e derrota. Eliseu viu O Deus de Guerra lutando por ele. É exatamente isso que Jesus Cristo tem reservado para todos que são seus servos, comprometidos com a Sua Palavra. O Senhor dos Exércitos não mudou! Acreditemos que o mesmo Deus que ouviu a oração de Eliseu e abriu os olhos do "seu moço" não mudou e nos dará olhos espirituais, olhos de vencedor. Olhos que se abram para ver, não a derrota, a luta, mas, carros de fogo com  Deus e Seus anjos lutando por nós e para nós, pois “Nele não há mudança nem sombra de variação’’.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA


Na carta aos Efésios esta escrito que Deus “nos escolheu, nEle(em Jesus),antes da fundação do mundo”. Esse é o motivo de comemorarmos a Páscoa com alegria; como a maior das festas, pois ela trás à nossa memória o plano de salvação que Deus preparou para nós antes mesmo da existência do tempo, mas, que foi efetivada dentro do tempo e do espaço. “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho...” (Gl 4:4). E a vinda de Jesus Cristo, O Filho do Deus Vivo, trás conseqüências que permanecem por toda a eternidade.


O adversário de nossas vidas (Satanás) tem tentado tirar os nossos olhos e o nosso coração da maior prova do poder, da grandeza e da majestade de Deus: A ressurreição de Jesus. Ele faz isso, enchendo nossos olhos com coisas instantâneas e efêmeras, que, no entanto nos parecem tão importantes.

É tempo de começarmos a ser pessoas voltadas para o que é eterno, trazendo à nossa memória as verdades fundamentais da nossa fé: que em Jesus fomos escolhidos quando nenhum tempo existia; foi crucificado em nosso lugar quando chegou o tempo certo; foi sepultado e ressuscitou. E para nós, os que cremos nEle, somos ressuscitados para uma nova vida que irá valer por toda a eternidade.

“Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o cordeiro que foi morte de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”(AP:5:11-12)

FELIZ PÁSCOA!!!!!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Isaias 53

A Palavra do Senhor em Isaías 53:5, declara que Jesus levou sobre si todo o nosso sofrimento; o que equivale a dizer que essa transferência não se faria sobre nossas próprias fragilidades, mas que iria para alguém de poder infinito. Por isso, sempre que passarmos por situações de vergonha, traição, humilhação, lembremo-nos que Cristo viveu tudo isso em dobro. As enfermidades e as dores, de igual modo, jamais poderão ser comparadas à coroa de espinhos e aos cravos que feriram O Nosso Senhor. Jesus padeceu tudo isso afim de que o HOMEM alcançasse remissão. Seu desempenho, porém, vai muito além, uma vez que Ele se constituiu Sumo Sacerdote diante de Deus em nosso favor e com pleno conhecimento daquilo que nos aflige:

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4:15)

Tomemos posse da verdade de que Jesus suportou tudo e ressuscitou, para que hoje possamos encontrar saídas e termos paz em nossa vida.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

''QUEM DIZEIS QUE EU SOU?''


Os judeus nutriam uma falsa expectativa em relação à figura do Messias. Aguardavam um guerreiro, um revolucionário, um estrategista militar que os libertariam do império romano e finalmente instalaria o seu reino de glória e poder. Daí Jesus ter se revelado primeiramente aos ‘’Doze’’ esforçando-se para que eles entendessem quem realmente Ele era e qual Sua missão. Certa vez perguntou-lhes: ‘’Quem dizem os homens que eu sou?’’(Mc 8.27). A resposta dada por eles nos revela o quanto as pessoas estavam enganadas a respeito de Sua pessoa.

 

Hoje, há um grande número de cristãos que leem e estudam a Bíblia e ainda assim têm uma imagem completamente deturpada a respeito de Jesus. Existe um grupo que acredita num Deus apenas de amor; outros creem num Deus irado e sempre pronto para castigar; outros que o veem como um Deus muito distante e que fez milagres só no passado. E nós... Que imagem fazemos do Senhor Jesus? Quem é Ele para nós? Uma resposta correta a esse questionamento é de suma importância neste momento em que um espírito anticristão paira sobre a igreja de Cristo e Satanás tem conseguido propagar e promover a figura do Anticristo, destruindo a imagem do nosso Senhor.

 

Só há uma maneira de conhecermos verdadeiramente a Jesus: ‘’Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; ’’ (Jo 5.39).

 

O Senhor, ainda hoje, continua fazendo a mesma pergunta: ‘’Mas vós, quem dizeis que eu sou?’’. É pela fé no que a Palavra revela a Seu respeito, que assim como Pedro poderemos afirmar: ‘’Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo!’’ (Mc 8.29).