quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ASAS COMO ÁGUIA

mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. (Isaías 40. 31)

A águia é símbolo de força, superioridade e capacidade de visão. Realiza vôos majestosos e incomparáveis a qualquer outra ave; agarra suas presas com uma precisão cirúrgica e com uma velocidade comparável à queda livre.  . Ao enfrentar uma tempestade, há duas características que lhe são peculiares: é totalmente destituída de medo face à destruição e extremamente habilidosa para voar alto. Tudo isso fez com que essa ave fosse usada ao longo da historia das civilizações como símbolo de majestade e poder.

Ela mantém tudo sob o seu campo de visão, acima dos obstáculos, com suas asas fortes capazes de carregar um filhote que esta aprendendo a voar: Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as asas, toma-os e os leva sobre as suas asas”(Dt 32.11). É um animal surpreendente e talvez por isso a Bíblia a use como um referencial e nos aconselha a aprendermos com a águia.

Necessitamos nos transformar em cristãos águias; destemidos, valentes que não retrocede diante do inimigo, mas avança sem temor, como a águia que voa por cima das tormentas que encontra pelo caminho.


É por meio da Palavra de Deus, que seremos capazes de exceder em força, como a águia. Por isso, não nos acomodemos com o lugar onde estamos espiritualmente e almejemos vôos mais altos. Procuremos ser cheios do Espírito Santo, absorvendo dEle as forças necessárias para superarmos as batalhas e para não fraquejarmos ou nos resignarmos diante das dificuldades.

Aprendamos a voar acima das circuntâncias esperando e olhando para O Senhor, trazendo à memória o que nos diz Paulo em Colossenses 3.1-3:

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.”


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A PORTA DO VALE

“A porta do vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; edificaram-na e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas” (Ne 3.13)

Neemias ouviu sobre o estado em que se encontrava Jerusalém. Ela estava completamente destruída, seus muros haviam sido derrubados e suas portas queimadas. O profeta andou uma noite inteira e ao contemplar aquelas ruínas colocou no seu coração o desejo de reconstruir os muros e as portas. Eram doze portas, todas traziam uma mensagem para o povo de Israel e que se encaixam perfeitamente em nossas vidas.

Entre tantas portas, havia uma, denominada Porta do Vale. Essa é uma porta sobre a qual não gostamos muito de pensar; afinal é confortável conceber Deus apenas como O Deus dos montes. E é maravilhoso estar nas montanhas, na nossa zona de conforto. Entretanto, O Deus dos montes permite que muitas vezes desçamos o vale. Eles existem; passamos e vamos passar por muitos deles ao longo de nossa vida. Enquanto o atravessamos, porém, poderemos estar em paz e essa verdade esta garantida no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estas comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. A diferença consiste em repararmos a Porta do Vale.

Existe um evangelho deturpado que esta sendo pregado, afirmando que a partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, os vales não farão parte de nossa vida. Mentira! O próprio Jesus afirmou que neste mundo teríamos aflições e quando prosseguimos em conhecer a Palavra, Ela nos apresenta O Senhor Jesus como um Homem de dores. Passamos por tribulações, sofremos, mas existe uma diferença, a Ressurreição de Cristo destruiu o aguilhão. O vale existe, não adianta maquiar a Porta ou tentar escondê-la, ela é real. Entretanto, a esperança domina o nosso coração quando trazemos à memória a promessa que esta registrada no evangelho de Lucas 3. 4: “Conforme esta escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus”. Deus garante que todo vale será aterrado! No mundo espiritual os vales se dissipam e por causa disso em meio às dores e lágrimas temos a convicção de que a graça, a misericórdia e a glória do Senhor se fazem presente.

A Deus toda honra e toda glória!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A presença de Jesus




“Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.” (Jo: 2.2)

Como em muitas festas é bem provável que nessa houvesse mais convidados além do previsto. O texto afirma que de repente o vinho terminou. Naquele tempo faltar vinho em uma festa de casamento era algo extremamente constrangedor para o noivo e caso os convidados percebessem tornava-se motivo de vergonha.

Entretanto, alguém muito especial havia sido convidado. Jesus estava presente! O desespero dos anfitriões foi aplacado pela presença da glória do Filho de Deus. De uma maneira miraculosa O Mestre supriu a necessidade daquele casal. Em Filipenses 4. 19, Paulo diz: “ E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Isso é tremendo! O Senhor Jesus esta disposto a preencher com a Sua glória tudo aquilo que venha nos faltar. E quantas coisas podemos perder, pelo simples fato de não estarmos atentos à realidade de que Jesus esta presente sempre.

A presença de Jesus não deixa nos faltar nada.
A Sua presença dissipa a escuridão e faz com que a luz brilhe mais e mais.
A presença de Jesus aniquila o poder do inimigo.
A Sua presença permeia a nossa vida de graça e misericórdia.

Porém, é preciso convidá-LO. É isso que fará toda diferença. Ter uma vida norteada por Cristo fará com que vivenciemos a Sua glória. Andar com Jesus e deixar que Ele seja O Senhor de nossa vida, nos habilitará a lidar com qualquer dificuldade. Gigante algum poderá nos deter, muralha alguma será intransponível.

Mas é imprescindível que Jesus Cristo esteja presente. Só Ele poderá nos direcionar por caminhos que ainda não conhecemos. E apenas Ele tem poder e autoridade para transformar tudo que parece invencível e nos aprisiona. Ele próprio nos diz: “Creiam em Deus; creiam também em mim”. ( Jo: 14. 1)

A Ti Senhor a minha gratidão pela Tua presença na minha vida. É ela “que me dá forças e me protege onde quer que eu vá”. A Tua presença “não me deixa tropeçar e me Põe a salvo nas montanhas”. Ela “me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes”.