sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A PORTA DO VALE

“A porta do vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; edificaram-na e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas” (Ne 3.13)

Neemias ouviu sobre o estado em que se encontrava Jerusalém. Ela estava completamente destruída, seus muros haviam sido derrubados e suas portas queimadas. O profeta andou uma noite inteira e ao contemplar aquelas ruínas colocou no seu coração o desejo de reconstruir os muros e as portas. Eram doze portas, todas traziam uma mensagem para o povo de Israel e que se encaixam perfeitamente em nossas vidas.

Entre tantas portas, havia uma, denominada Porta do Vale. Essa é uma porta sobre a qual não gostamos muito de pensar; afinal é confortável conceber Deus apenas como O Deus dos montes. E é maravilhoso estar nas montanhas, na nossa zona de conforto. Entretanto, O Deus dos montes permite que muitas vezes desçamos o vale. Eles existem; passamos e vamos passar por muitos deles ao longo de nossa vida. Enquanto o atravessamos, porém, poderemos estar em paz e essa verdade esta garantida no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estas comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. A diferença consiste em repararmos a Porta do Vale.

Existe um evangelho deturpado que esta sendo pregado, afirmando que a partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, os vales não farão parte de nossa vida. Mentira! O próprio Jesus afirmou que neste mundo teríamos aflições e quando prosseguimos em conhecer a Palavra, Ela nos apresenta O Senhor Jesus como um Homem de dores. Passamos por tribulações, sofremos, mas existe uma diferença, a Ressurreição de Cristo destruiu o aguilhão. O vale existe, não adianta maquiar a Porta ou tentar escondê-la, ela é real. Entretanto, a esperança domina o nosso coração quando trazemos à memória a promessa que esta registrada no evangelho de Lucas 3. 4: “Conforme esta escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus”. Deus garante que todo vale será aterrado! No mundo espiritual os vales se dissipam e por causa disso em meio às dores e lágrimas temos a convicção de que a graça, a misericórdia e a glória do Senhor se fazem presente.

A Deus toda honra e toda glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário