terça-feira, 18 de outubro de 2011

SALMO 46


A probabilidade de uma vida sem problemas é praticamente zero. O próprio Jesus não nos prometeu uma vida isenta de dificuldades, mas, nos garantiu um coração tranquilo: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim.” (Jo 14.1)

A certeza de que O Senhor é por nós, esta ao nosso lado e nos dá paz interior, tranqüiliza o nosso coração e nos impulsiona a confiar na vitória.

Segundo estudiosos da Bíblia esse Salmo foi entoado logo depois que Deus interveio para livrar Jerusalém do cerco de Senaqueribe, rei da Assíria. Senaqueribe após derrotar muitas nações, envia uma carta a Ezequias, rei de Judá, desafiando o seu Deus, ameaçando invadir e aniquilar tudo. Entretanto, o rei de Judá fez exatamente o que devemos fazer em tempos de aflição; foi ao templo apresentou a carta ao Senhor e obedeceu ao conselho de Isaías de não fazer aliança com ninguém e confiasse apenas no Senhor.

O texto nos relata que o exercito da Assíria rodeou os muros de Jerusalém e se preparou para atacarem à meia noite. Algo, porém, sobrenatural aconteceu e faltando cinco minutos para meia noite uma praga varreu o acampamento e matou 180 mil soldados. O restante bateu em retirada e Senaqueribe voltou derrotado para Nínive, não por causa do exército de Ezequias ou pelos altos muros de Jerusalém, mas pela poderosa intervenção do Senhor!  O salmista entoou um cântico de louvor e esse cântico nos foi preservado no Salmo 46. Um Salmo de triunfo no meio da dificuldade.

O Senhor é por nós, nEle achamos proteção e força. Assim como Ezequias apresentou a Deus as ameaças do rei da Assíria, essa deve ser a nossa atitude mediante as dificuldades. Quando oramos buscando a Sua vontade, Ele nos ensina como agir. Quando pedimos a visão de Deus e o Seu poder, dispostos a seguir os Seus passos, Ele nos capacita com o Seu Amor, Perdão e Misericórdia.

O verso 10 desse Salmo diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Ele deseja que em meio às lutas, passemos pelo vale com calma, sem desesperar-se, confiantes de que Ele é o Nosso Senhor Poderoso e Suficiente. É como se Deus estivesse nos dizendo: Parem e desistam; Eu Deus, serei exaltado na vitória. A guerra e a destruição são imutáveis assim como é imutável a Minha vitória final! Portanto estejamos calmos honrando-O reverentemente.

Glória a Deus!

Um comentário:

  1. Tereis aflições no mundo, mas fique em paz tudo eu venci disse o mestre, e eu creio fielmente que Deus na hora certa sempre nos dá a vitoria.

    ResponderExcluir