quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROSSEGUINDO PARA O ALVO I

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.(Fl 3.13-14)  
                    
Paulo se compara a um atleta, que esta numa corrida dando o máximo de si, completamente concentrado no que faz, de modo que não possa ficar aquém do alvo que Cristo tem par ele.

Todos nós que fazemos parte dessa maratona precisamos ter em mente que a corrida é árdua, é cansativa, é trabalhosa, exige renúncia, mas, é também permeada por vitórias e momentos felizes.

O apóstolo ainda nos chama a atenção para outro princípio fundamental: Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” É necessário muito cuidado para que não tropecemos e venhamos cair. De maneira alguma devemos nos exaltar por estarmos de pé. O perigo de cair é real, daí solicitar de nós uma vigilância toda especial. Nessa corrida cada um deve preocupar-se com sua performance e não com o desempenho do seu irmão. É claro que podemos e devemos aconselhá-lo, ajudá-lo e não apenas recriminá-lo. É imprescindível prestar muita atenção onde pisamos para que não venhamos cair nos “buracos”. É preciso termos cuidado com a nossa língua afim de que não nos falte o fôlego enquanto usamos palavras inúteis. Nunca nos esqueçamos de nossa própria corrida e de zelar por ela. Inúmeras pessoas estão olhando, observando: nossa família, nossos pais, nossos amigos, nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho.

Lembremos sempre que todo “atleta de Cristo” tem um adversário que tenta de todas as maneiras derrubá-lo, desviá-lo da direção certa e levá-lo para outro caminho – Satanás – ele é o responsável por lançar pensamentos que contaminam a nossa mente e nos impele a desistir da corrida.

Na maratona da vida cristã, devemos nos esforçar para dar passos firmes, seguros e bem cadenciados, olhando sempre e fixamente para o alvo. 

fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.(Hb 12.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário