segunda-feira, 26 de setembro de 2011

JUGO: SINAL DE SUBMISSÃO

"Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve."(Mt 11.26,29-30)
Nos tempos modernos é cada vez mais rara a presença de animais de caça nos campos. Os antiquários exibem em suas lojas rodas de carros de bois e uma variedade de ferramentas rurais obtendo boas quantias por elas.

O jugo é uma peça enorme, feita de madeira, a qual é depositada sobre o pescoço dos bois de maneira que possam arrastar o arado ou o carro de bois. Na Bíblia o jugo significa submissão. Em que consiste esse jugo que O Senhor Jesus nos convida a carregar juntamente com Ele? É exatamente o mesmo sob o qual Ele vivia: completa obediência e dependência à vontade do Pai. Cristo amava o Seu Pai, e tudo que se faz por amor deixa de ser algo penoso ou pesado. À medida que conhecemos Jesus, passamos a amá-Lo mais e mais e obedecer-Lhe fica mais fácil. O jugo torna-se mais leve. Daí Ele afirmar que Seu jugo é suave e Seu fardo é leve.

Não estamos imunes às provações, O Próprio Mestre nos alertou sobre isso. Entretanto, é necessário que não murmuremos diante delas, para que não se tornem mais amargas. Aceitá-las com submissão as tornarão mais leves e suaves.

O Senhor Jesus não nos pede que suportemos as aflições que nos sobrevêm sozinhos, Ele mesmo faz questão de levar o peso conosco. E junto com Ele também aprenderemos a dizer “Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário