terça-feira, 14 de junho de 2011

I SAMUEL 30 REAVENDO O QUE PERDEMOS


                                                  
A vida é feita de perdas e gera em nós um sentimento de dor, de tristeza, decepção. Quantos de nós já não perdemos um ente querido, um sonho, o casamento, a dignidade, a alegria, a saúde (o meu pai por ex) e inúmeras outras coisas.

O texto nos conta a historia de Davi, um homem amado do Senhor, mas, que ainda assim, sofreu grandes perdas em sua vida, não porque merecesse, mas porque um inimigo implacável, o mal, veio sobre ele e levou tudo o que possuía enquanto ele e seus homens estavam na batalha. O inimigo destruiu sua cidade, levou seus bens, suas esposas e seus filhos. Restou apenas a dor, a angústia e o desespero.

Talvez você esteja passando por isso agora; o inimigo veio com fúria roubou e destruiu aquilo que guardava com tanto carinho. Quem sabe você perdeu o prazer de servir ao Senhor, o seu emprego, a alegria de ter o seu pai com saúde, perdeu o seu filho para as drogas, seu casamento esta destruído, perdeu a vontade de viver e tantas outras coisas? Mas, Davi se levanta aqui como exemplo, para nos dar lições vindas do coração de Deus para reavermos tudo que o inimigo roubou. “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3.18).

A primeira lição que aprendemos é que Davi identificou o inimigo. Aqueles homens, amigos de Davi, ao se depararem com a perda, lançaram a culpa nele. Ao invés de se enfurecerem contra o verdadeiro opressor (os amalequitas), identificaram Davi como o inimigo e desejaram apedrejá-lo. E se não tivermos cuidado, lançaremos a culpa por nossas perdas contra as pessoas erradas e de maneira alguma recuperaremos o que perdemos. Efésio 6.12 diz que “nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra Satanás e seus demônios”. Não se enfureça contra seres humanos, seu inimigo não é de carne e osso; sua luta é espiritual e nossas armas são espirituais (oração, jejum, santificação, leitura da Palavra).  Por não terem identificado o inimigo eles queriam apedrejar Davi, que também sofria. Quando não identificamos o inimigo, apedrejamos a esposa, os filhos, o esposo, o governo, o pastor, o patrão e até mesmo Deus! Davi aprendeu a identificar o inimigo. Vamos agir como o filho de Jessé, que identificou o inimigo, se reanimou no Senhor e consultou ao Senhor (vs 6), na certeza de que  Ele lhe daria forças e poder para trazer de volta o que o inimigo tinha levado. Procuremos encher a nossa mente com aquilo que nos da esperança (O Senhor é bom e a Sua misericórdia dura para sempre). Creiamos na verdade de que Jesus já conquistou tudo para nós e somos mais que vencedores. Quando Davi perdeu tudo, ele não perdeu a fé, a convicção de que Deus estava com ele. O inimigo pode levar tudo, mas jamais poderá levar nossa fé e esperança no Senhor.

A segunda coisa que aprendemos, é que a luta era grande demais para Davi e por isso ele se uniu a outros que desejavam lutar contra o inimigo até vencê-lo. Diante das perdas nossa tendência é queremos lutar sozinhos, por nós mesmos, entretanto, Ec 4.9 nos adverte que “É melhor serem dois do que um, pois se um cair o outro levanta, se ficar frio um aquece o outro, se o inimigo vier são dois para vencê-lo”. GLÓRIA A DEUS!!!!. Davi foi a luta com 400 homens comprometidos com ele e descobriu a força de estar de acordo com alguém. Não lutemos sozinhos, tenhamos alguém de acordo conosco.

Os versos 18 e 19 afirmam que Davi salvou tudo e ainda trouxe as riquezas que encontrou. A Palavra de Deus nos diz que quando o ladrão rouba e é preso ele tem que devolver sete vezes mais. Quando o inimigo levou tudo de Jó, ele teve que restituir em dobro.

Mais tarde a cidade foi completamente reconstruída deixando para nós um testemunho da fidelidade de Deus para com aqueles que confiam e esperam Nele.

DEUS É FIEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário